á ouviu falar em Cultura de Segurança do Trabalho? Basicamente, constitui em hábitos, atitudes e comportamentos, que têm como objetivo diminuir os riscos de segurança no ambiente de trabalho. Pensando em potencializar essas práticas, a Cerradão convidou o consultor palestrante Nilton Brito, para um bate-papo sobre o tema, com técnicos e lideranças da empresa.
Os comportamentos dos trabalhadores em relação à segurança devem ser motivados, desenvolvidos e contínuos, por isso, vale ressaltar a importância de que os líderes sejam os grandes estimuladores dessas práticas dentro da organização. Segundo o Ministério do Trabalho, 700 mil funcionários sofrem acidentes a cada ano, porém de acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde 96% deles poderiam ser evitados.
O palestrante Nilton Brito afirmou que “Cultura de Excelência em Segurança não é fazer tudo de maneira sofisticada e complexa, mas sim o simples de forma extraordinária”. E é esse tipo de comportamento que a Cerradão espera de seu time. O ideal é que as práticas de segurança sejam culturais e não apenas pelo cumprimento das regras.